Tem-se na historia que o primeiro disco rígido foi construído pela ibm e foi lançado no mercado 1957,com super capacidade de 5megabytes e possuía o simples tamanho de 152X172x73 centimilímetros .
Em 1973 a ibm lançou po modelo 3040 winchester com dois pratos de 30 megabytes .
-Quero salientar que o nome winchester segundo o “Tanebal” é o nome de um rifle americano que era 3030 de rotação.
Na decada de 80 se caracterizou pela carestia um disco de 10 megabytes custavam quase 2 mil dólares americanos. hoje os discos rigido de 160 gigas a preços se comparados a o dólar menos de 100 dólares.
Como os dados são gravados e lidos
Os discos magnéticos de um disco rígido são recobertos por uma camada magnética extremamente fina. Na verdade, quanto mais fina for a camada de gravação, maior será sua sensibilidade, e conseqüentemente maior será a densidade de gravação permitida por ela. Poderemos, então, armazenar mais dados num disco do mesmo tamanho, criando HDs de maior capacidade. Os primeiros discos rígidos, assim como os discos usados no início da década de 80, utilizavam a mesma tecnologia de mídia magnética utilizada em disquetes, chamada coated media, que além de permitir uma baixa densidade de gravação, não é muito durável. Os discos atuais já utilizam mídia laminada (plated media), uma mídia mais densa, de qualidade muito superior, que permite a enorme capacidade de armazenamento dos discos modernos.
Formatação do disco
A formatação de um disco magnético é realizada para que o sistema operacional seja capaz de gravar e ler dados no disco, criando assim estruturas que permitam gravar os dados de maneira organizada e recuperá-los mais tarde. Seria um mapeamento de setores e trilhas para que o sistema operacional possa identificar todos os arquivos e recursos.
Existem dois tipos de formatação, chamados de formatação física e formatação lógica. A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de fabricação, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os bad blocks (danos no HD). Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo à cabeça de leitura saber em que parte do disco está, e onde ela deve gravar dados. A formatação física é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software. Porém, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica. Onde será construída a “bancada para o sistema operacional”. Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, através do comando Format do DOS ou fdisk do unix e linux por exemplo. O processo de formatação é quase automático; basta executar o programa formatador que é fornecido junto com o sistema operacional em questão .
Alguns sistemas de arquivos
Apple Macintosh
HFS HFS+
UNIX(, FreeBSD,Linux,Solaris, etc.)
UFS Ext2 Ext3 Ext4 SWAP Reiser HPFS JFS XFS
IBM (AIX,OS/2)
(JFSAIX Version 3.1 ou superior,OS/2 Warp) HPFS-High Performance File System
MS-DOS/Microsoft Windows
FAT 12- Microsoft BASIC Disk -MSDOS 4.0
FAT 16 ou FAT - DOS 4.0 ou superior / Windows 1.X ou superior (1.x, 2.x, 3.x, 95, 98, ME, 2000, XP,...)
FAT 32 - MS-DOS 7.1 e 8.0 / Windows 95 (versão OSR2!), ou superior (95 OSR2, 98, ME, NT, 2000, XP...)
ExFAT - FAT Estendido, também conhecido como FAT64, Windows XP ou superior ( Vista, 7...)
NTFS-Windows NT ou superior (NT, 2000, XP, 2003 Server,...)
sistema de arquivos(também conhecida por gestão de ficheiros) é a forma de organização de dados em algum meio de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnéticos.
exemplo de sistema de arquivo:
Onde : As pastas azuis é a forma como o sistema operacional cocegue ver tudo que precisa no hd.
Se formos fazendo uma analogia, tal organização assemelha-se a um almoxarifado de empresa onde todos os produtos tem que está na sua devida prateleiras.
Aplicando a analogia à informática, o sistema operacional seria o bibliotecário da "biblioteca de dados" do computador, o disco de armazenamento. Exatamente igual à organização do almoxarifado , o sistema operacional guarda os dados nos espaços vazios do disco, rotulando-os com um FCB(File Control Block, Bloco de Controle de Arquivo) e ainda criando uma lista com a posição deste dado, chamada deMFT(Master File Table, Tabela de Arquivos Mestre). Sabendo a posição do arquivo a ser aberto/gravado, o sistema operacional solicita a leitura desta, decodifica/codifica e realiza a abertura/gravação do dado.
Um sistema de ficheiro é assim: uma forma de criar uma estrutura lógica de acesso a dados numa partição. Sendo assim, também é importante referir que nunca poderá ter dois ou mais tipos de sistemas de ficheiros (formatos) numa mesma partição.
O MBR(Master Boot Record) é um arquivo de dados interligado com a BIOS cuja importância é o reconhecimento do sistema de arquivos, como também na inicialização do sistema operacional.
Ela fica nos primeiro cilindro do hd 512 megas e é responsável por apontar a tabela de partições para o processo de inicialização do sistema operacional. ou seja Fornece dados para o sistema de partida do sistema grub ou LILO ou outro qualquer.
Para a maioria dos usuários, o sistema de arquivos é o aspecto mais visível de um sistema operacional. Ele fornece o mecanismo para o armazenamento online e o acesso relacionado tantos aos dados como aos programas do sistema operacional e de todos os usuários do sistema de computação. O sistema de arquivos consiste em duas partes distintas: uma coleção de arquivos, cada um deles armazenando dados relacionados, e uma estrutura de diretórios, que organiza e fornece informação sobre todos os arquivos do sistema. Alguns sistemas de arquivos têm uma terceira parte, as partições, utilizadas para separar física ou logicamente grandes coleções de diretórios. Para efeito de ilustração, colocarei o sistema de arquivos do sistema linux.
Onde nos temos meu disco /dev/sda: 250 gigas o seu formato físico com 255 leitores ,63 setores e 38401 cilindros para serem gravados e ainda faz uma conta que é a quantidade de cilindros X 512 de memoria (as trilhas). Tem também o identificador de disco , que seria o numero hexadecimal da MBR e mais abaixo temos as minhas partições que podemos observar uma diferença básica de distribuições windows e Unix e Linux .no Linux o almoxarifado também organiza os nomes das partições do sistema o /dev faz parte do sistema de arquivos e identifica a partição logica do hd.
Nenhum comentário:
Postar um comentário